Curiosidades //

O Natal em Polignano a Mare

Texto e video de M. Cristina Recchia
No final de ano, toda Itália  se transforma para receber o Natal.
É neste período que as tradições natalícias, inclusive enogastronomicas, são ainda mais evidentes na vida dos italianos.
Aqui, prevalece o hábito de montar o presépio e são criadas verdadeiras obras de arte para retratar o nascimento de Jesus Cristo.
O costume de montar árvores de Natal entrou de forma cautelosa nas casas das famílias italianas e , hoje, tem quem monta o presépio e a árvore de Natal ao mesmo tempo.
Muitas cidades também fazem o “Presépio vivente” criando em espaços abertos um verdadeiro e lindo teatro (com a participação dos habitantes, com a presença de animais e objetos que simbolizam a época) para representar de forma realista o espírito do Natal.
Ainda lembro o meu primeiro Natal em Polignano a Mare! A cidade não tinha nenhuma iluminação ou algo que pudesse simbolizar o período Natalício. Mas cada habitante, dentro da propria casa, tinha o seu presépio.
Quantas vezes fiquei deslumbrada com a imaginação e criatividade dos polignaneses. Leia também sobre https://www.vemprapuglia.com/2017/12/08/a-tradicao-do-presepio/
Vale ressaltar a importância da missa celebrada na igreja na  noite da véspera do Natal, que é uma forte tradição seguida pelos italianos.
Mas de uns anos para cá, tudo mudou, o turismo de final de ano cresce continuamente, o mercadinho nas praças, com quiosques para venda de artesanatos, bebidas quentes, especialidades salgadas e doces, são cada vez mais presentes, e as cidades se transformam para receber o Natal.
Uma mudança que trouxe muitos benefícios para as cidades da Puglia,  aumentando o turismo que, até então acontecia somente nas estações com altas temperaturas.
Confira o video, gravado em dezembro de 2019 em Polignano a Mare!
Um passeio cheio de cores que, provavelmente, vai fazer você pensar  na possibilidade de passar, futuramente, o Natal aqui!
Se você quer ter mais informações sobre como elaborar um roteiro de final de ano para conhecer a Puglia, escreva para info@vemprapuglia.com , nós teremos imenso prazer em ajudar e/ou organizar sua viagem.

Leave a Reply