Enogastronomia, receitas //

Flor de abobrinha recheada com ricota

Texto e fotografias M. Cristina Recchia

 

Isso é o que eu chamo de “capo lavoro” (obra de arte) !!!

A primeira vez que experimentei a abobrinha recheada com ricota foi… amor a primeira mordida!
Uma receita que enche os olhos com a beleza do prato e o sabor é único.

Uma boa opção para servir como antepasto ou como prato único para um jantar especial.

Um lado interessante é que esta receita pode ser preparada tanto no forno como na panela. Eu prefiro cozinhar na panela em dias muito quentes mas quando a temperatura está agradável preparo utilizando o forno.

Vamos à receita?

 

Ingredientes:

– De 20 a 25 flores de abobrinha

– 300 gramas de ricota fresca

– 100 gramas de queijo ralado

– 1 ovo

– tomate cereja picado

– alho, sal, pimenta do reino, salsinha e azeite

Preparo:

Tirar o cabinho e as folhinhas verder que envolvem a flor. É opcional tirar a estigma ou o núcleo da flor. Aqui na Itália não temos o hábito de tiramos.

 

 

Lavar muito delicadamente as flores deixando-as de molho por alguns minutos e prestar atenção para não rasgar suas pétalas. Observe se dentro de cada flor não tem nenhum insetinho.

 

 

Para secá-las, coloque-as de cabeça para baixo para ajudar a escorrer a água acumulada no seu núcleo.

 

 

Em uma assadeira (ou panela), salpique alho, tomate, pimenta do reino, salsinha e azeite (duas colheres) e separe.

 

 

Para o recheio das flores misture a ricota, ovo, queijo ralado e uma pitada de sal. (No Brasil a ricota é muito seca, talvez misturando com um pouco de Philadelphia ou requeijão (para que ela fique mais cremosa).
O recheio não pode ser muito mole. Se necessário, coloque mais queijo para endurece-lo. Mas atenção: faça-o gradualmente para não endurecer completamente.

Para rechear as flores utilize um saquinho de plástico, como os de confeiteiro,  colocando o recheio dentro do saquinho e cortando a pontinha.

Rechear as flores delicadamente sem exagerar na quantidade.

Gire as pontas da flôr delicadamente para que o recheio se mantenha dentro na hora de cozinhar.

Coloque-as na assadeira ou na panela, sobre os outros ingredientes salpicados.

Salpicar sal e colocar um pouco de água mas não cobrir as flores recheadas com água. Finalizar com um pouco de azeite por cima.

 

 

Tampe a panela mas não completamente. Deixe um pequeno espaço para a saída do vapor e cozinhe a fogo médio baixo até que as flores comecem a ficar macias.

Se preferir faça no forno. Use uma assadeira e no final, salpique queijo ralado.

Antes de levar ao forno, cubra com aluminio e deixe cozinhar uns 10 minutos em fogo médio baixo. Enquanto isso, aquecer o forno a 170°. Tire o aluminio e leve ao forno por uns 20 minutos ou até que as flores tenham uma aparência dourada.

 

 

Para o preparo desta receita é muito importante prestar atenção para não deixar secar a água que será fundamental na hora de servir, pois será um molhinho bem leve e saboroso.
Buon appetito!!!

Sei que é muito difícil encontrar Flor de abobrinha no Brasil e que o período adequado é janeiro/fevereiro. Se você tem facilidade para encontrar, ajude outras pessoas deixando nos comentários dicas de onde encontrá-la especificando a região.

2 thoughts on “Flor de abobrinha recheada com ricota

  1. Finalmente consegui as flores de abobrinha e tive o prazer de conseguir fazer essa receita deliciosa. Obrigada Vemprapuglia por compartilhar essa experiência conosco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *