Curiosidades //

O “Pumo Pugliese”

Texto e fotografias M. Cristina Recchia

O “pumo Pugliese” é um dos artesanatos mais simbólicos da Puglia.

Este produto de cerâmica criado por artesãos da região da Puglia ganhou muitas versões que se distinguem pelo uso de materiais e cores.

Antigamente, as famílias mais ricas usavam o “pumo” para enfeitar principalmente escadas e grades e dizem que a ideia de usá-lo como enfeite foi inspirado pela deusa romana Pomona.
Na realidade, o “pumo” lembra um botão de flores 🌷ou de frutos🍑, portanto, simboliza a pureza e a capacidade de regeneração, fertilidade e riqueza.

Enfim tudo que pudesse ser desejado pela família independente do seu estado social.
A partir daí o “pumo” se tornou uma tradição popular Pugliese que distingue este objeto como símbolo de sorte.
Ele é realizado em cerâmica com tantas formas, tamanhos e cores.

A cidade Pugliese de Grottaglie é uma grande produtora artesanal do Pumo e ela está entre as 28 cidades da Itália com importante reconhecimento com relação a arte em cerâmica.
@coseecosehome

#pumo
#polignanoamare #artesanato
#ceramica #grottaglie #sorte #simbolo #puglia #italia #presentes #lembrancinhas #souvenirs #suldaitália #familia👪 #bomboniera #famiglia❤ #portafortuna #weareinpuglia #puglialovers #dicasdecor #decorazioni #decoraçao #suldaitália

View this post on Instagram

O "pumo Pugliese" é um dos artesanatos mais simbólicos da Puglia. Este produto de cerâmica criado por artesãos da região da Puglia ganhou muitas versões que se distinguem pelo uso de materiais e cores. Antigamente, as famílias mais ricas usavam o "pumo" para enfeitar principalmente escadas e grades e dizem que a ideia de usá-lo como enfeite foi inspirado pela deusa romana Pomona. Na realidade, o "pumo" lembra um botão de flores 🌷ou de frutos🍑, portanto, simboliza a pureza e a capacidade de regeneração, fertilidade e riqueza. Enfim tudo que pudesse ser desejado pela família independente do seu estado social. A partir daí o "pumo" se tornou uma tradição popular Pugliese que distingue este objeto como símbolo de sorte. Ele é realizado em cerâmica com tantas formas, tamanhos e cores. A cidade Pugliese de Grottaglie é uma grande produtora artesanal do Pumo e ela está entre as 28 cidades da Itália com importante reconhecimento com relação a arte em cerâmica. @coseecosehome #pumo #polignanoamare #artesanato #ceramica #grottaglie #sorte #simbolo #puglia #italia #presentes #lembrancinhas #souvenirs #suldaitália #familia👪 #bomboniera #famiglia❤️ #portafortuna #weareinpuglia #puglialovers #dicasdecor #decorazioni #decoraçao #suldaitália

A post shared by M Cristina Recchia (@vemprapuglia) on

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *