aula de culinaria //

AULA DE CULINÁRIA – COOKING-CLASS

Texto e fotografia de Maria Cristina Recchia

 

É dificil falar da Puglia e não pensar na deliciosa gastronomia Pugliese!!!

No ano passado, o blog Vem pra Puglia foi convidado pelo Serafini Holiday Homes (uma rede de bed & breafast de Polignano a Mare) e Spaghetti ABC de Flavia Giordano, escritora e professora  especializada em massas artesanais (www.spaghettiabc.com)  para participar de uma aula de culinária, “cooking class”, de pratos típicos e artesanais pugliese no centro histórico de Polignano a Mare.

 

Eu confesso: Adorei! Foi uma experiência única e não vejo a hora participar novamente de uma aula de culinária!

 

 

Eramos, aproximadamente, 7 pessoas entre italianos e alemães. A aula começou por volta das 16 horas com a preparação de “cavatelli”, uma especialidade de macarrão. Em seguida aprendemos como fazer “orecchiette” (uma especialidade de macarrão que parece uma orelhinha, típica da Puglia) e por último “sagne’ncanulate” especialidade de macarrão do Salento (sul da Puglia).

 

 

 

No final, cozinhamos tudo que foi preparado na aula e os pratos servidos foram: o cavatelli com grão de bico preto, orecchiette con le cime di rape (uma verdura muito parecida com brócolis de sabor meio amargo e muito apreciada pelos puglieses) e a “sagne’ncanulate”  com molho de tomate.

 

 

 

No encerramento degustamos tudo acompanhado, obviamente, com um ótimo vinho primitivo do Salento.

 

 

 

 

Por isso, minha sugestão,  para os amantes da boa comida é de tentar  incluir no roteiro de viagem na Puglia   uma aula prática de culinária típica pugliese para turistas.

Para participar da aula de culinária no Serafini Holiday Home é possível escolher entre duas opções de aula prática:

  • Aula prática sem degustação (com duração de aproximadamente 1h30) .
  • Aula prática com degustação (com duração de aproximadamente 3 horas)

Especialidades como a focaccia (tipo de torta salgada muito parecida com a pizza porém mais grossa),  “orecchiette” ou algum tipo de macarrão fresco artesanal e típico pugliese), tarallo (biscoitos salgados) e pão.

As aulas são nas línguas italiano e inglês (com possibilidade de tradução em português) e  serão dadas no maravilhoso centro histórico de Polignano a Mare, em uma das casas em estilo rústico, muito característica e  peculiar  do Serafini Holiday Homes.

 

 

A recepção calorosa da proprietária do Serafini, Tonia Giuliani, e a simpatia da professora de massas artesanais, Flavia Giordano, favoreceram a criação de um ambiente com uma atmosfera descontraido e harmonioso.

Para quem vem visitar Polignano a Mare e seus arredores e gostaria de viver essa deliciosa experiência escreva para info@vemprapuglia.com para maiores informações e reservas.

Visite o site do Serafini Holiday Homes: http://www.deiserafini.it/en/home/

 

 

Leave a Reply