Texto e fotografias M. Cristina Recchia

Imagine-se abrindo um livro de contos antigos e a primeira história é, justamente, aquela que descreve uma pequena cidade no topo de uma colina, que parou no tempo! Esta, na minha opinião, é a melhor descrição de Locorotondo!

A origem do seu nome foi estabelecida em 1834 e revela uma das características do seu centro histórico que possui forma arredondada.

Locorotondo está localizada no território do “Valle D’Itria” (entre Bari, Brindisi e Taranto).  É vizinha de Alberobello, Cisternino, Martina Franca e a Selva di Fasano, a cidade é rodeada de uma incrível paisagem  de “trulli” (casas em forma de cone), vinhas e muitas oliveiras. Não deixe de visitar a Villa Comunale, que é uma pequena praça que oferece uma vista panarômica encantadora.

 

 

Porém a forma das casas do seu centro histórico dá a cidade outra característica: os telhados são inclinados, na forma triangular, e recebem o nome de “cummerse”. As  lajes de calcário são chamadas de “chiancarelle” e suas ruazinhas estreitas, floridas e com a pedra branca revelam uma cidade harmoniosa, delicada e bem cuidada.

 

 

Para conhecer o tranquilo centro histórico de Locoronto não será necessário muito tempo  porque a cidade é bem pequena mas ao seu redor  vale a pena visitar e degustar o que a enogastronomia oferece de melhor no território: empresas agrícolas produtoras de laticínios, queijos , carnes e salames. Isso sem falar das  vinícolas  e de excelentes produtores de azeite (olio extra vergine d’oliva).

 

 

As igrejas da cidade são monumentos históricos que marcaram a história como a Chiesa Madre Parrocchia di San Giorgio Martire ( 1® foto acima),  construída entre 1790 e 1825 e a Chiesa Rettoria di San Rocco (veja foto abaixo) consagrada em dezembro de 1.668 e no seu interno encontra-se a estátua de San Rocco, padroeiro da cidade.

 

 

A Festa di San Rocco

E por falar em San Rocco, todo ano em meados do mês de agosto é realizada a comemoração para homenagear o Santo padroeiro que no século XVII protegeu os habitantes da cidade e do campo de uma epidêmia de peste. Uma festa bem organizada com músicas e fogos de artifícios e, claro, boa comida e bebida.

Confira o vídeo para se encantar com Locorotondo!

Siga-nos pelo Facebook, Instagram e YouTube para acompanhar nosso “Stories”, vídeos e posts.

E na hora de montar o seu roteiro, lembre-se que nós podemos organizar sua viagem pela Puglia. Escreva-nos solicitando maiores informações para info@vemprapuglia.com ,

Conte conosco se precisar de motoristas e guias turísticos credênciados pela Região Puglia, além das melhores referências de restaurantes, vinícolas e masserias.

Consulte-nos também para ter indicações de hospedagens e aproveitem as vantagens fazendo suas reservas utilizando o booking.com do blog Vem pra Puglia. Você estará contribuindo com o nosso trabalho de informação e não irá pagar nada a mais por isso! E nós agradeceremos imensamente pela ajuda!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *