Itinerários //

Idéias para montar um roteiro pela Puglia

Texto e fotografias M. Cristina Recchia

Elaborar um roteiro para qualquer parte do mundo não é uma tarefa muito fácil, por esse motivo, decidi escrever este texto a fim de ajudar as pessoas que estejam buscando informações para montar um roteiro pela Puglia.

Obviamente são muitas cidades e seria impossível mencionar todas elas. Pensando nisso criei mapas com as cidades “alvos” da Puglia. E se alguém pensar numa cidade em particular, será fácil efetuar a localização dela nas proximidades das cidades mais turisticas.

Como já escrevi em outros posts, o aluguel de carro é sempre a melhor alternativa para conhecer a Puglia porque oferece  liberdade de horários e menor custo. As estradas da Puglia são boas e bem sinalizadas.

Começando pela parte central pugliese, para quem monta uma base em Polignano a Mare ou nas cidades próximas, as opções seriam: Bari, Monopoli e as praias do sul de Monopoli (Capitolo), Conversano, Grotte di Castellana,  Alberobello, Ostuni e Locorotondo.


 

 

Para fazer bate-volta, eu sugiro Matera, Bari (e se puder incluir Trani) e Lecce.

 

 

Os passeios que poderiam ser indicados para na região central da Puglia são: visita em uma vinícola com degustação de vinhos, visita em uma masseria produtora de queijos com demonstração da preparação de laticínios com ou sem almoço com  degustação de queijos, passeio de barco pequeno pelas grutas de Polignano ou passeio em catamarã saindo de Monopoli. Os passeios de barcos podem ser em grupo misto ou exclusivo. Imersão e aula de culinária para turistas com duração de aproximadamente 3 horas.

A cidade de Bari oferece várias opções, tanto para o norte como para o sul. Além das “Terre di Bari” (Polignano a Mare, Monopoli, Alberobello, Castellana Grotte, Conversano, entre outras), pode-se ainda incluir as cidades localizadas mais ao norte como Andria, Castel del Monte, Giovinazzo e Trani. Matera seria outra cidade indicada, como também outras cidades menos distantes de Bari.

P.S. Observe no mapa a seguir as proximidades de Barletta e Canosa di Puglia.

 

 

Para quem optar pelo turismo com transporte público, Bari é a melhor indicação para montar a base. Neste caso o serviço ferroviário é o mais indicado e é dividido da seguinte forma:

Para Matera, em Basilicata, sitehttps://ferrovieappulolucane.it/

Para outras cidades internas como Alberobello e Castellana Grotte, entre no site da Ferrovia Sud Est https://www.fseonline.it/

Para conhecer as cidades do litoral Adriático, de Bari até Lecce , a linha ferroviária é https://www.trenitalia.com/

Para o Gargano (norte da Puglia) a partir de Manfredonia, praia de Mattinata, Baia delle Zagare, Pugnochiuso, Foresta Umbra, Monte Sant’Angelo, Vieste, Peschici, Lesina, Isole Tremiti, Santuário de Padre Pio em San Giovanni Rotondo o Blog Vem pra Puglia conta com a colaboração de Medley Andrade, uma brasileira que vive em Barletta e que conhece muito bem a região. Seu e-mail para contato: medleycda@gmail.com

Ela poderá indicar as melhores praias, restaurantes, hotéis, masserias e passeios de barcos, de Trani até o Gargano.

 

 

O território de Valle D’Itria abrange as Terras de Taranto: Ostuni, Cisternino, Locorotondo, fronteira de Alberobello, Martina Franca, Grottaglie, Taranto, Manduria e Brindisi. É indicado também para bate-volta em Matera, Bari e Lecce.

 

 

Para esta região é possível encontrar muitas masserias produtoras de queijos e frios com laboratórios para aula de culinária e vinícolas que abrem suas portas para a visitação nas vinhas e degustação de vinhos acompanhados de aperitivos ou almoço.

No Salento (região no sul da Puglia) a partir de Lecce. Indiferentemente da cidade onde será a base, é possível ter  opções para conhecer várias cidades: Lecce, a Marina di Melendugno (Grotta della Poesia, Torre dell’Orso, Faraglioni di Sant’Andrea), Otranto e suas praias,  Santa Cesarea Therme, Leuca, as praias de Torre Vado e Torre San Giovani, Gallipoli e suas praias, Porto Cesareo, e uma boa opção poderá ser Manduria (capital do vinho primitivo) que está na fronteira com Taranto. Vale também para as cidades internas do Salento.

 

 

Eu recomendo sempre uma parada nas vinicolas para quem vai das Terras de Bari para Lecce ou vice-versa. Solicite por e-mail as vínicolas que Vem pra Puglia poderá indicar.

Em Manduria, encontras-se o Museo del Vino e pode ser uma ótima pausa de viagem para conhecer e saborear o vinho primitivo de Manduria.

Muitas pessoas me pedem conselhos com relação a viagem com crianças e acho que toda viagem em si já é uma grande novidade para elas. É preciso avaliar o que seria interessante para a família. A partir da metade de julho, a temperatura aqui esquenta bastante (entre 30 a 40° C) portanto piscinas e praias são bem vindas.

Algumas cidades vizinhas de Polignano oferecem várias opções de diversão para crianças como: Acquapark (piscinas), curso de imersão com duração de 3 horas para crianças a partir de 10 anos e adultos (turistas também), praias com animação, o passeio nas Gruttas de Castellana e Indianapark, Zoosafari em Fasano, muito sorvete, panzerotti (pastel típico pugliese) e pizzas. As cidades aqui são bem tranquilas e as praças são um excelente ponto de encontro para se fazer novas amizades e brincarem juntas.  A cidade de Alberobello parece um conto de fadas e as crianças adoram ver as casas em forma de cone.
Para quem não tem nenhuma intenção de dirigir e prefere o transporte público, minha sugestão é optar pelas grandes cidades para fazer a base, tais como Bari e Lecce.

Outra alternativa seria o serviço de transfer que eu costumo indicar para um minimo de 2 pessoas e grupos de no máximo 6 pessoas. Porém este serviço não inclui guia turístico e sim somente o serviço de transporte. É importante solicitar um guia turístico caso haja interesse. Solicite um orçamento para o blog Vem pra Puglia que tem parceria com uma agência de traslados e guias turísticos em português, italiano, inglês e espanhol.

Importante ressaltar que a agência faz pequenos roteiros inclusive para paradas de cruzeiros em Bari ou Brindisi.

O blog também tem parceria com duas agências de viagens.

  • Uma trabalha com slow tours para o sul da Itália e o tour por eles organizado faz as seguintes cidades: Pasteum, Tropea, Pizzo, Capo Vaticano, Taormina, Etna, Siracusa, Vale dos Templos de Agrigento, Marsala, Trapani, Palermo, Monreale, Cefalú, Matera, Alberobello, Monopoli e Bari. Tudo com acompanhantes brasileiros.
  • Uma outra agência de turismo está localizada no coração da Puglia e atua no mercado há vários anos. Ela oferece várias opções de tours pela Puglia para grupos ou a partir de 2 pessoas.

 

Solicite informações enviando e-mail para info@vemprapuglia.com

O blog Vem pra Puglia poderá auxiliar você dando indicações de hotéis e para isso conta com a sua colaboração! Neste caso, pedimos gentilmente, que as reservas sejam  feitas através do booking.com do blog www.vemprapuglia.com

Você estará nos ajudando na manutenção do Blog e seremos imensamente agradecidos por isso!

Fazendo suas reservas pelo booking do blog Vem pra Puglia, oferecemos algumas vantagens entre elas reservas em:

  • restaurantes em Polignano e/ou cidades vizinhas;
  • passeios de barcos em Polignano, Monopoli e Otranto;
  • visitas em masserias que produzem queijos e latícinios com ou sem almoço de degustação;
  • visitas em vinícolas em Gioia del Colle ou nas proximidades de Brindisi e Manduria;
  • curso de culinária para turistas
  • imersão para turistas em Polignano a Mare ou Monopoli
  • transfer para outras cidades e aeroportos

Neste caso, porém, é muito importante que nos seja enviado o comprovante da reserva efetuada.

Para indicações de hospedagens apenas, solicitamos gentilmente mencionar a cidade de sua preferência bem como suas exigências (piscina, restaurante, café da manhã, cozinha, localização, estacionamento, etc).

 



Booking.com

2 thoughts on “Idéias para montar um roteiro pela Puglia

  1. Adorei as dicas. Acabei de decidir fazer base em Bari, mas estúpida, usei minha conta Genius do Booking. Fiz antes de ler aqui essa dica. Mas tudo bem, desejo muitas reservas e sucesso para vocês.

    1. Cassia agradeço imensamente sua visita no blog Vem pra Puglia! Espero que minhas dicas ajudem você a preparar o roteiro! Mais uma vez obrigada e que você possa aproveitar muito seus dias em Puglia!!! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *