Itinerários //

O “Centro Storico” de Polignano a Mare

Texto e fotografias de Maria Cristina Recchia

Iniciarei este artigo falando um pouco sobre o Centro Storico de Polignano a Mare.  Muitas cidades na Itália são conhecidas pelo Centro Storico e o nome já diz tudo. Ele situa-se na parte mais antiga de uma cidade, onde podemos encontrar uma vasta gama de informações sobre a cultura, arquitetura e arte ali presentes. A maioria dos centros históricos na Itália são  tutelados por autoridades, a fim de se proteger e preservar o rico conteúdo histórico que lhe pertence.

São muitas as entradas que dão acesso ao interior do centro histórico de Polignano mas até o ano de 1780, a única entrada do centro medieval era feita através do Arco Marchesal, também conhecido como “Grande Porta” pois fazia parte do sistema de defesa da cidade para se proteger dos inimigos. No alto ,da parte interna do Arco Marchesal, uma grande tela de Jesus Cristo sendo crucificado (datada do final de 500 d.C. ) cujo autor é desconhecido. O Arco Marchesal dividi a cidade antiga da contemporânea e funciona como porta de entrada ao centro medieval.

 

 

Passando pelo Arco, logo na entrada do centro histórico, é possível avistar o Palazzo del Governatore, que funcionava como a residência oficial do governador na cidade. O Governador, nominado pelo feudatário tinha  poder jurídico, administrativo e militar. Infelizmente, não é  aberto para visitação pública.

 

Bem ao lado do Palazzo del Governatore localiza-se a Igreja do Purgatório em estilo barroco. Essa igreja foi construída no antigo cemitério de San Martino onde eram enterradas as crianças das famílias mais pobres.

 

Em frente ao Palazzo del Governatore Passando encontra-se o Palazzo Marchesale que foi residência dos senhores feudais. Em 1.850, a família Miani, então proprietária do palácio, ampliou o complexo tornando-o famoso pelos seus 90 quartos. É atualmente habitado pelos hereditários do Conde Miani Perotti.

 

 

Mais adiante encontra-se a Piazza Vittòrio Emanuele II   onde você poderá admirar a Chiesa Matrice (Igreja Matriz) dalla Vergine Santissíma Assunta. Construída em 1295 sobre os restos de um templo pagão e ex-catedral, hoje é o mais importante monumento histórico da cidade. O sino é de 1664. Ela possui elementos góticos em estilo romano e decorações barrocas. No seu interior,  grandes obras de arte  e um encantador  presépio esculpido em pedras. Nesse mesmo local são preservadas as relíquias de San Vito, santo padroeiro da cidade.

 

 

Ainda na praça Vittório Emanuele, a Casa dell’Orologio (Casa do Relógio), de origem medieval, funcionava como sede de uma universidade. Anualmente, por ocasião da Festa de San Vito (celebrada no dia 15 de junho), um lindo palco é montado em memória do padroeiro onde todos podem admirá-lo livremente.

 

 

Da praça Vittório Emanuele, surgem várias ruelas estreitas que o farão sentir-se dentro de um labirinto. Entrando por elas e admirar cada detalhe presente o levará a uma verdadeira viagem no tempo, imaginando que aquelas pequenas ruas com suas casinhas brancas enfeitadas com flores já foram também cenários de invasões e lutas.

 

 

Não é difícil encontrar pequenas terraças com vista panorâmica enquanto você estiver caminhando pelo centro histórico e a beleza do mar e das falésias vão encantando os olhos das pessoas que ali param para apreciar e se encantar com o local.

 

       

 

Em uma dessas terraças é possivel admirar  uma pequena parte da Grotta Palazzese, prestigioso Hotel e restaurante, lugar único e muito romântico e que completam a paisagem.

Nas proximidades de uma das terraças encontra-se, também, a Cappella di Santo Stefano. A construção que surge entre XII-XIII século e hoje é uma galeria de arte.

 

 

Seguindo pelas estradinhas, atrás da Igreja Matriz  encontra-se  a Piazza San Benedetto, um teatro a céu aberto,  ideal para manifestações e espetáculos.

 

 

O Centro Histórico, oferece muitas opções de restaurantes, pizzarias, bares , comércios de comidas tipicas e souvenirs,  bed & Breakfast e dentre outros serviços como tour em risció, bicicletas ou tuc tuc e aulas de culinária.

Mas não pare por aì!!! Tem muita coisa para ver!!!

Leave a Reply