Itinerários //

A ponte Lama Monachile

Texto de Maria Cristina Recchia e fotografia de Felipe Pan

Um passeio por Polignano , sem dúvidas, precisa começar pelo ponto turístico que é o cartão de visitas desta pequena cidade : A Ponte de Lama Monachile!

Há 14 anos, eu moro em Polignano. Passo por essa ponte todos os dias, de dia e de noite, e a sensação que tenho é sempre a mesma: Encanto!

Aqui podemos encontrar duas pontes no mesmo lugar. Vou explicar melhor:

 

Do lado mar, a ponte tem um vista maravilhosa da pequena praia “Cala Porto” (que foi um antigo porto comercial durante o século XV)  com suas pedras brancas, o mar azul-esverdeado, a vegetação nos arredores  e a incrivel cidade histórica construida sobre o penhasco a beira mar.

A praia de Cala Porto, tem acesso fácil pois está localizada bem no centro da cidade. A areia, è escassa, vocês encontrarão muitas pedras por isso meu conselho é de usar tênis ou sapatilhas especiais de plástico para poder caminhar melhor sobre elas, além de ser útil, também, na entrada e saída da água para não correr o risco de torsões nos pés.

Nessa praia é realizado, anualmente no verão, o campeonato de mergulho RED BULL CLIFF Diving World  e a cidade recebe milhares de visitantes para este evento agitando ainda mais o local.

 

 

A Ponte de Lama Monachile, foi construída em 1836 pelo Rei das Duas Sicilias, Ferdinando II. Em dezembro de 2016 foi comemorado os seus  180 anos de construção.

Da outro lado da ponte de Lama Monachile , na parte interna, encontra-se a Ponte Romana, do século II d.C.. A ponte fazia parte da Via Traiana que era a estrada que ligava a antiga Roma ao Porto de Brindisi. Ela foi construida entre 108 e 110 d.C. e a partir disso deu-se início  ao desenvolvimento econômico de Polignano porque favorecia o crescimento do comércio.

 

 

Vale a pena visitar a prainha de Cala Porto descendo através da antiga Ponte Romana que é, até hoje,  bem conservada.

 

 

 

Já pensou em ver tudo isso de perto?

2 thoughts on “A ponte Lama Monachile

Leave a Reply