receitas //

ALCACHOFRAS AO FORNO

Eu amo alcachofras! Minha mãe sempre preparava mas, desde que cheguei aqui, conheci tantas outras receitas com alcachofras: Risoto, torta salgada, recheadas e com batatas, fritas, etc… Digamos que o mais “complicadinho” é limpar-las mas… vale a pena!!!

1° Etapa: Antes de começar a cortar as alcachofras, prepare uma vasilha com água e o suco de 1 limão (dê preferência ao limão siciliano). As alcachofras depois de cortadas escurecem e o limão vai impedir a oxidação delas. Use o limão também nas maõs para não escurecer a ponta dos dedos.

 

   

 

Corte o cabo da alcachofra e comece a tirar as pétalas até que a  cor delas comecem a alterar. As pétalas mais externas da alcachofra são mais escuras e duras e a medida que elas começam a clarear , significa que elas são mais macias e que está perto do coração dela.

 

 

Corte a ponta da alcachofra, aproximadamente 2 cm, elimine da sua base os restos das pétalas e corte-as na metade e coloque-as imediatamente na água com o limão.

Se a alcachofra é envelhecida, no coração dela você encontrará uma parte mais seca e parecida com espinhos ou pelinhos que não fazem mal nenhum mas é melhor retirá-los com a ajuda de uma faca.  Se ela for fresca, esta parte  será macia e não terá necessidade de ser retirada.

 

   

 

Na Itália aprendi  se usa comer o cabinho da alcachofra que tem o mesmo sabor. O segredo é descascar deixando só a polpa do cabinho. Coloque sempre tudo dentro do recipiente com água e limão.

 

 

2° Etapa: Em uma assadeira, primeiramente coloquei o alho picado, depois forrei com batatas cortadas em rodelas e, em seguida, cobri com as alcachofras (joguei fora a água com limão e lavei novamente somente com água antes de colocá-las na assadeira).

 

 

Por ultimo, coloquei sal, pimenta do reino, salsinha a gosto e mais um dentinho de alho picado e quase cobri com água e dei uma boa regada com azeite.

Cobri a assadeira com papel alumínio e levei ao fogo até ferver um pouco. Delisguei o fogo, tirei o papel alumínio e deixei esfriar. O importante é que no fundo da assadeira tenha um pouco de molhinho.

Quando esfriou, bati 3 ovos com 100 gr. de queijo ralado e joguei por cima das alcachofras cozidas.

 

 

 

Para esta receita usei 6 alcachofras e a assadeira era de 26 cm. Procurei espalhar bem o ovo batido. Levei ao forno a temperatura de 180 º C por aproximadamente 25 minutos.

 

 

Este é o resultado final. O detalhe mais importante é que não dá para tirar ela da assadeira por que tem o molhinho embaixo que é delicioso.
Espero que tenham gostado e bom apetite!

 

 

Leave a Reply