Curiosidades //

A história do befana (velhinha) – Dia de Reis

Texto e fotografias M. Cristina Recchia

O termo “Befana” deriva da “epifania” grega, ou “aparição” ou “manifestação”. La Befana é comemorado no dia da Epifania, que geralmente fecha o período de festas de Natal.

A Befana é representada por uma velha com nariz comprido e queixo pontudo, que viaja em uma vassoura por toda parte, trazendo presentes e doces para todas as crianças.
Na noite entre 5 e 6 de janeiro, a “Befana” sobrevoa e entra nas casas enchendo as meias penduradas pelas crianças de chocolates, doces e brinquedos e para as que não se comportam bem: carvão ( mas hoje é substituído por pedaços de açúcar de cor escura).

Na tradição cristã, a história da befana está ligada aos Três Reis Magos.
Diz a lenda que numa noite de inverno muito fria os três Reis Magos com objetivo de encontrar o Menino Jesus, não conseguiam achar a estrada e pediram ajuda para uma velha para que mostrasse o caminho. Os Três Reis Magos então convidaram a mulher para se juntar a eles, mas a velha senhora recusou.
Depois que os Três Reis Magos foram embora, ela se arrependeu e então preparou um saco cheio de doces e tentou alcançá-los mas sem sucesso.
A velha senhora, então, começou a bater de porta em porta, dando a cada criança que encontrava alguns doces, na esperança de que um deles fosse o menino Jesus.

As bruxinhas e as meias das fotos contém chocolates e balas e se encontram em comércios de produtos alimentares. Alguns ainda mantém a tradição em colocar na próprias meias das crianças os presentinhos e doces.
🌠🍡🍫🍬🍭🍪😍

 

 

 

Leave a Reply