Itinerários //

Meu diário de viagem: Relais Masseria Le Cesine

Texto e fotografia de Maria Cristina Recchia

 

Férias!!! Como é linda essa palavra!

Confesso que antes de decidirmos nosso destino rolou um momento de tensão aqui em casa porque afinal tem sempre a velha pergunta:  onde vamos passar nossas férias?

Sinto-me privilegiada em morar em Polignano a Mare que muitas vezes nos dá a sensação de férias o ano todo mas escola, trabalho e a correria do dia a dia também nos fazem esquecer disso, principalmente no inverno que é um período onde passamos mais tempo dentro de casa.

Mas voltando ao nosso destino, obviamente, eu queria a Puglia como cúmplice ao meu blog mas para meus filhos tanto faz, o importante é a piscina e muita diversão visto que eles tem o mar abaixo da janela;  já o meu marido foi exigente: “completo relax”.

Escolher a melhor opção foi como encontrar uma agulha num palheiro principalmente quando se trata de qualidade x preço mas no grande leque que a Puglia oferece conseguimos encontrar e o resultado foi “top”!

 

 

 

Confiei a minha escolha no “Relais Masseria Le Cesine”, na cidade de Vernole em Lecce! Ele faz parte da rede CDS Hotels que é uma rede de hotéis e Resorts da Puglia e  tem no seu elenco de hotéis&Cia. um resort de ótima fama em Polignano a Mare, o PietraBlu!

Foi realmente uma ótima escolha e recomendo  por  várias razões  dentre as quais é novo,  preço “all incluse”,  excelente localização,  tem uma SPA e é possível  hospedar-se na masseria que é um dos símbolos da Puglia, além de ser  um prato cheio de diversão para as crianças!

 

 

 

 

Ficamos hospedados por 5 noites na primeira semana de setembro. Não tivemos muita sorte com o tempo mas mesmo assim nos divertimos.

 

 

 

Encontramos um ambiente em meio a natureza rodeado por oliveiras e, por outro, um bosque de pinhos, tudo muito  florido, organizado e limpo o que foi um ótimo começo! Todo staff muito gentil e disponível! Quartos harmoniosos, jardins bem conservados, piscina limpa, restaurante variado e de ótima qualidade, excelente café da manhã preparado como num autêntico bar italiano.

 

 

Piscinas para adultos e crianças, quadras de tênis, vôlei, basquete e futebol;  percurso entre as oliveiras; área playground, SPA (banho turco e a hidromassagem) incluso na tarifa uma vez ao dia e disponibilidade de guarda sol e mais duas espreguiçadeiras na praia.

 

 

 

 

A grande vantagem é que  Relais Masseria Le Cesine é bem próxima a vários pontos turísticos como: Parco Nazionale Le Cesina, Grotta della Poesia, San Foca, Torre dell’Orso e Sant’Andrea.

A praia “Le Cesine” não é grande e embora o mar estivesse muito agitado era evidente que a água estava cristalina. Entre o Resort e a praia a distância é de aproximadamente 2 km de carro sendo  possível ter acesso a ela caminhando-se pela área de pinhos e a distância é a mesma. A Masseria coloca à disposição dos hóspedes transporte particular confortável para ir e vir à praia em qualquer horário desejado.

 

 

 

A “Riserva Naturale Le Cesine”  é uma reserva estadual natural da Puglia. Fica situada no território de Vernole, província de Lecce. A reserva é protegida pela WWF (organização não governamental de proteção ao ambiente).
As praias deste trecho próximas a reserva são conhecidas como “perla nera dell’Adriatico” (pérola negra do Adriático) porque a sua areia é constituída por sedimentos minerais de origens vulcânicas provenientes do Vulture, antigo vulcão, transportados pelas correntes do rio Ofanto criando assim esse efeito de cores.
O Vulture não é um vulcão ativo e se localiza na província de Potenza, em Basilicata.

Minha próxima meta era conhecer um dos trechos mais fascinantes da costa Adriática e do Salento e que faz parte das três Marinas da Comuna de Melendugno, os balneários de Roca Vecchia, Torre dell’Orso e Sant’Andrea.

 

 

Em Roca Vecchia encontra-se a “Grotta della Poesia” que è entre uma das 10 piscinas naturais mais bonitas do mundo. Lá é possível encontrar também uma zona arqueológica que indica ser da idade do bronze. Naquela ocasião estava fechada para visitas.

 

 

 

 

Em Torre dell’Orso perdi o fôlego quando, depois que atravessei um maravilhoso e perfumado bosque de pinhos encontrei uma praia deslumbrande de 800 m de água cristalina e areia macia abraçada por falésias altas de cor esbranquiçada. As duas grandes torres conhecidas como “Le due Sorelle” dão a esse lugar um toque mágico! Imperdível!

 

 

Em Sant’Andrea tive menos sorte porque começou a chover! Mas fico feliz porque voltarei neste lugar incrível para registrar as belezas da natureza!

Bem, mas voltando ao lugar que nos acolhia em meio ao vento, ao sol que ia e vinha, e a chuva que nos ultimos dias não dava trégua!

As crianças aproveitaram tudo: as quadras de vôlei, basquete, futebol e inclusive ao campeonato de ping-pong! Meu marido batia cartão no SPA e no bar que oferecia os mais variados coquetéis inclusos na tarifa paga!

 

 

 

 

Desfrutamos tudo: aperitivos , lanchinhos , frutas e sorvetes oferecidos pela manhã,  tarde  e noite!

 

 

Em uma das noites o Resort organizou um evento a fim de promover o Salento com direito a aperitivos típicos e a feirinha de produtos salentinos como azeite, queijos, massas, tarallos e artesanatos. Tudo muito acolhedor ao som da música contagiante da região e da deslumbrante dançarina que nos enfeitiçava com a “pizzica pugliese”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A noite se estendia até o restaurante onde podíamos saborear comidas típicas como purê de fava, macarrão (orecchiette) com “le cime di rape”, linguiças, pimentões… queria estar lá novamente!

 

 

 

Por falar em noite: no anfiteatro, o grupo de animação sempre tinha a diversão para adultos e crianças!

 

 

Para se chegar a cidade de Otranto a distância é de aproximadamente 30 km pela estrada que beira o mar e em Lecce é de 20 km. Para Leuca a distância é de cerca 73 Km seguindo Google Maps pelo trajèto mais curto.

Como estou perto destas cidades resolvi deixá-las para uma outra ocasião visto que minha família queria aproveitar tudo o que essa estrutura hoteleira oferecia para desfrutarmos de nossas merecidas férias.

 

 

Um agradecimento ao “Relais Masseria Le Cesine”  e a CDS Hotels em colaborar com a realizaçao do meu trabalho para o blog Vem pra Puglia!

 

 

Leave a Reply