Texto e fotografias de Maria Cristina Recchia

Visitar a Puglia e não visitar uma Masseria  é deixar de conhecer um lugar que fez  parte da sua história. Além dos trulli e das grutas, esta é outra característica muito presente nesta região. Mas porquê? O que é Masseria?

 

 

A “masseria” é uma fazenda antiga construída em  pedra, algumas são grandes  e outras são pequenas, algumas possuem bases fortificadas com muralhas e torres de defesa.  São encontradas nas zonas internas   pugliesas e em algumas localidades balneárias. Sua origem deu-se entre os séculos XVI, XVII e XVIII como forma de conservar e proteger animais e alimentos de roubos causados pelas invasões.

Era um lugar onde proprietários, trabalhadores rurais e pastores eram transferidos por longos períodos para cuidar dos animais, arar, cutilvar, colher e transformar os produtos da terra. Era a base do trabalho nos campos e fonte da economia rural da província.

Uma verdadeira jóia conservada na tradição pugliesa sendo algumas delas propriedades de famílias nobres e ricas.

Hoje, muitas destas masserias típicas foram reformadas para atender as exigências atuais, e em algumas é possível encontrar encantadoras “capelas” que antigamente acolhiam religiosos. Mas a principal característica delas é no estilo “rústico” que doa charme e autenticidade.

As raízes de uma “masseria” fazem com que os sabores dos alimentos servidos sejam tradicionais e autênticos: Produtos de excelência como: vinhos, óleo extra virgem de oliva (azeitona), azeitonas preparadas com vários métodos, diversos tipos de queijos, latícinios e frios para todos os gostos, carnes, peixes, verduras e frutas da época, sem contar os doces tradicionais puglieses.

Conheço muitas masserias que oferecem aos seus visitantes um leque de opções para seu bem-estar como:  a “masseria” didática onde é realizada uma demonstração de como preparar queijos, vinhos e oléos, laticínios, salumes , pães;    “masserie” que possuem restaurantes: bed and breakfast (b&b), resort com spa e hotel-fazenda (este último mais conhecido como “agriturismo”. Algumas delas são verdadeiras empresas agrícolas!

Vale a pena viver essa experiência! Escreva-nos solicitando informações!
 

 

2 thoughts on “MASSERIA

    1. Oi Carla!

      Muito obrigada por visitar o Blog e mil desculpas pela demora mas não estou sendo notificada quando recebo algum comentário.

      Não! Não existe uma masseria que dá de frente a praia mas você poderá encontrar algumas que são muito próximas.

      Dependendo das tuas exigências, você poderá encontrar várias Masserias, da mais luxuosa até a didática.
      Geralmente as Masserias didáticas e com um perfil mais realistico, você encontrará mais no interno e não no litoral.

      Se precisar de ajuda na consulta, escreva-nos!
      Tanti Saluti
      Cristina

Leave a Reply