receitas //

GELÉIA DE LIMÃO SICILIANO

O limão siciliano é muito usado pelos italianos. Quando eu cheguei aqui fiquei surpresa com tantas variedades de pratos, doces e bebidas preparadas com o limão entre eles iogurte, licor, salada de frutas,  doces, biscoitos, bolos  etc. Para que vocês sintam o gostinho exótico dessa fruta, aqui vai uma receita deliciosa de geleia de limão siciliano.

 

 

Ingredientes:

– 12 limões sicilianos de tamanho médio.

– 600 ml de água

– 1,3 kg de açucar.

Preparo

1° etapa:

Lave muito bem 12 limões sicilianos. Dê preferência àqueles com a casca sem arranhões ou manchados. Meu método é deixá-los um pouco de molho na água com um pouco de bicarbonato para desinfetá-los. Passei uma espunha nova delicadamente sobre eles para retirar resíduos indesejáveis.

 

 

Primeiramente, corte as extremidades e em seguida corte-o em 4 pedaços.

Elimine os caroços delicadamente e corte em fatias finas colocando-os numa panela grande e cubra-os com água fria. Deixe repousar por 24 horas.

 

 

2° etapa: Após 24 horas, esquente a água com os limões, mas atenção para não deixar ferver, apenas esquente sem mexer. Quando a água estiver quente, desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por mais 24 horas.

3° etapa: Após 24 horas, coe os limões com cuidado, usando uma escumadeira. Jogue a água utilizada para aquecer os limões fora e na mesma panela coloque novamente a mesma medida de água e leve-a para ferver. Recoloque os limões novamente na panela e quando a água estiver fervendo e deixe cozinhar por 30 minutos a fogo médio.

Não é necessário mexer e se você ver qualquer carocinho boiando aproveite para retirar.

Enquanto isso prepare o xarope usando outra panela e dissolvendo 1,3 kg de açúcar em 600 ml de água. Mexa até ferver e deixe fervendo por 5 minutos a fogo médio.

 

Minha dica: Quando fiz a geleia de limão pela primeira vez, achei que 1,5 Kg ela poderia ficar muito doce e na dúvida utilizei 1,3 kg de açúcar.  Vai do gosto de cada um porque para mim ficou ótimo mas para meu marido ainda estava doce. Quando fiz pela segunda vez, usei 1,1 kg, boa para mim e ótima para meu marido.

Aos 30 minutos do cozimento dos limões e antes de apagar o fogo, prove com um garfo para ver se o limão é macio. Se o limão está macio. Se o limão estiver macio, desligue o fogo e, utilizando uma escumadeira, comece a passar os limões para a panela onde foi fervido o açúcar com a água.

A fogo médio cozinhe-os por cerca de 45 minutos e passado este tempo, desligue o fogo e distribua a geleia, ainda quente, em potinhos de vidro.

 

Antes de passar a geléia , ainda quente, nos potinhos de vidro é preciso desinfetar todos os potinhos com suas respectivas tampas por isso lave-os  e ferva-os .

Use um funil com boca larga para facilitar a entrada da geleia nos potes. Feche bem os potinhos e vire-os de ponta cabeça. Quando esfriar vire-os novamente à posição normal.

 

 

E está pronta a geléia de limões sicilianos!

Espero que tenham gostado e obrigada por seguir o blog “Vem pra Puglia”. Se você gostou da receita compartilhe com seus amigos.

 

5 thoughts on “GELÉIA DE LIMÃO SICILIANO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *