receitas //

Risotto com alcachofras

Considero um prato elegante na aparência e delicado no sabor pois, como todo risoto italiano, a principal característica é a sua cremosidade. Não pense na dificuldade em prepará-lo porque para fazer o risotto é preciso de 3 a 6 alcachofras no máximo, depende da quantidade de pessoas que irão saborear. Procure usar  1 alcachofra por pessoa , então se o risotto será servido para 4 pessoas você usará  4 alcachofras.

 

 

1° etapa, preparar as alcachofras:

Antes de começar a cortar as alcachofras, prepare uma vasilha com água e o suco de 1 limão (dê preferência ao limão siciliano). As alcachofras depois de cortadas escurecem e o limão vai impedir a oxidação delas. Use o limão também nas mãos para não escurecer a ponta dos dedos.

 

 

 

Corte o cabo da alcachofra e comece a tirar as pétalas até que a  cor delas comece a alterar. As pétalas mais externas da alcachofra são mais escuras e duras e a medida que elas começam a clarear , significa que elas são mais macias e que está perto do coração dela.

 

 

Se a alcachofra não estiver no ponto, no coração dela você encontrará uma parte mais seca e parecida com espinhos ou pelinhos que não fazem mal nenhum mas é melhor retirá-los com a ajuda de uma faca.  Se ela for fresca, esta parte  estará  macia e não haverá necessidade de ser retirada.

Corte a ponta da alcachofra, aproximadamente 2 cm, elimine da sua base os restos das pétalas, corte-as em quatro partes e coloque-as imediatamente na água com o limão. Coar antes do cozimento.

 

 

Ingredientes:

Alho

Sal, azeite e salsinha picada

4 a 5 alcachofras

250 gr de arroz

Bacon defumado (optativo)

Queijo ralado

Margarina ou manteiga (optativo)

 

Preparo

 

 

Refogue no azeite dois dentes de alho com cubos de bacon defumado e em seguida acrescente as alcachofras já lavadas e coadas. Esfume com um pouco de vinho branco ou whisky.

 

 

Acrescente água até cobri-las, coloque sal, pimenta do reino e salsinha picada.

 

 

Cubra-as com a tampa da panela e abaixe a chama para média-baixa e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos.

Enquanto isso prepare o arroz preferêncialmente colocando o caldo de legumes ao invés do sal e prestando atenção porque nessa receita ele precisa estar ao dente.

Passados 15 minutos do cozimentos das alcachofras certifique-se que elas estão quase macias,  caso contrário deixe-as cozinhar mais um pouco.

Quando as alcachofras estiverem macias e o arroz estiver ao dente então abaixe a chama das alcachofras e apague a chama do arroz.

 

 

Coe o arroz e coloque-o dentro da panela com as alcachofras. Mexa  delicadamente e deixe poucos minutos para finalizar o cozimento  prestando  atenção para a água não secar.

 

 

Desligue a chama, acrescente (se quiser) uma colher de manteiga ou margarina e salpique 2 a 3 colheres de queijo ralado. Misture e sirva!

O vinho branco é uma excelente opção para acompanhar esse risotto.

Ajude o blog Vem pra Puglia! Se você gostou da receita compartilhe e Eu te agradeço!

 

 

Leave a Reply