restaurantes //

“Casale dei Fornici” em Polignano a Mare

Texto e fotografias de Maria Cristina Recchia

 

 

Casale dei Fornici” é um antigo casarão que foi construído no século XVII.  Era a moradia de pessoas que cuidavam de animais que forneciam leite e seus derivados além da carne.  Hoje, completamente restaurado é um restaurante e B&B. Localizado na colina nas proximidades da cidade e na estrada que liga Polignano a Mare a Castellana Grotte, é um lugar tranquilo, rodeado pela natureza que conserva na sua estrutura o quotidiano de um tempo distante.

 

 

 

 

Seu estilo rústico e seus detalhes nas flores, palmeiras e plantas confirmam a atmosfera pugliesa que se respira!

 

 

Na grande sala do restaurante, antigamente era onde os animais se alimentavam. Nos pequenos arcos posicionados na parede, perto das mesas,  era colocado o alimento para o animal. Hoje, obviamente, eles são fechados e sobre eles são expostos objetos antigos que marcaram aquela época.

 

 

 

Antepastos tradicionais e refinados elaborados pelo Chef que exaltam a tradição pugliesa: queijos, laticínios, frios, funghi, salmão e peixe espada defumados  e muito mais, acompanhados por um ótimo vinho da casa.

 

 

 

Para os amantes da boa comida, não posso deixar de mencionar as sugestões do proprietário: “piccoli assaggini”! Significa duas pequenas porções de pasta ou risoto preparados a base de peixe ou carne.

Para o segundo prato, você poderá escolher entre carne e peixe. Minha sugestão é “il filetto al peppe verde” (filé com pimenta verde) ou a fritura mista de peixe.

 

 

Frutas, doces e licores encerram o que eu chamaria de banquete em “casa” no Casale dei Fornici.

 

 

 

O cuidado com os detalhes e a cordialidade dos proprietários Angela e Vito fazem com que o ambiente possua uma atmosfera acolhedora e familiar.

 

 

 

 

Um agradecimento ao “Casale dei Fornici” por abrir suas portas para colaborar com os primeiros passos do blog Vem pra Puglia!

 

 

 

 

One thought on ““Casale dei Fornici” em Polignano a Mare

Leave a Reply