Receitas //

Panzerotti e fritelle

Essa receita deliciosa é tradicional na Puglia! Servida como antepasto ou simplesmente feita em grande quantidade para comer junto com a família e amigos, fica ainda mais saborosa se  acompanhada de vinho ou cerveja. Na receita tradicional do panzerotto o recheio é de mozzarella e molho de tomate enquanto a fritella  pode ser “devorada” simplesmente com um pouco de sal por cima ou acompanhada de “ricotta forte” (especialidade pugliesa) ou de frios e queijos. O panzerotto e a fritella são encontrados a venda em muitas lanchonetes da Puglia nos vários sabores como: atum, pesto, presunto e queijo e tantos outros sabores.

A receita de ambas é a mesma e a diferença está na sua elaboração.

 

Ingredientes para a massa:

 

 

– 500 gr de farinha

– 1 quadradinho de 25 gr de fermento

– 300 ml de água temperatura ambiente

– 1 colher de sopa de sal

– 1 colher de sopa de açúcar

– 2 colheres de azeite

Preparo:

Em um recipiente grande, desmanche o fermento com os dedos e misture com 300 ml de água e adicione 1 colher de açucar e 2 colheres de azeite.

Nessa mesma mistura,  adicione aos poucos a farinha até chegar na metade da sua quantidade. Coloque 1 colher de sal, misture e vá adicionando aos poucos o restante da farinha.

Quando a massa estiver homegênea,  cubra o recipiente com um pano e deixe-a repousar por  pelo menos 1 hora.

 

 

Enquanto isso prepare o recheio,  no caso, do panzerotto. Nesta receita vou usar os ingredientes tradicionais que são a mozzarella e o molho de tomate.

Ingredientes para o recheio:

– 250 gr de mozzarella bem picadinha

– 2/3 colheres de molho de tomate

– sal

– óregano e manjericão (optativo)

Preparo: misture bem todos os ingredientes.

P.S.: Aqui na Itália, a mozzarella fresca é muito úmida e solta muita água. Por esse motivo, depois que preparamos o recheio, deixamos dentro do coador para que o líquido em excesso seja eliminado.

Após o tempo de repouso da massa , retire-a do recipiente e coloque-a num lugar plano com um pouco de farinha e vá trabalhando alguns minutos  deixando-a com uma forma um pouco alongada para que facilite na hora de cortar para formar bolinhas de aproximadamente 5 cm.

 

 

 

Faça as bolinhas como mostra a foto. Eu fiz 16 bolinhas das quais separei  7 para fazer fritelle e 9 para panzerotti.

 

 

Para fazer fritelle:

Pegue uma bolinha de cada vez e pressione usando as palmas para achatá-la e em seguinda , com os dedos alongue-a formando um pequeno circulo.

Em uma frigideira, adicione óleo suficiente para fritar e quando o óleo estiver bem quente comece a fritar  a fritella até dourar. Retire-a cuidadosamente e coloque-a sobre um recipiente forrado com papel para absorver o óleo.

Para fazer panzerotti:

Coloque a bolinha sobre uma base plana e com a ajuda do rolo comece a esticá-la formando um circulo. Coloque 1 colher do recheio previamente preparado no centro do círculo e feche as suas extremidades apertando, delicadamente, com a ajuda de um garfo.

 

 

 

 

P.S.: A massa continuará crescendo correndo o risco de abrir, por isso procure fritá-las rapidamente girando com cuidado até que a massa fique dourada.

E estarão prontinhos para serem devorados!

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *