Itinerários //

O Litoral de Monopoli

Texto e fotografia de Maria Cristina Recchia

Impossível falar de Monopoli sem pensar nas suas praias. São quase 15 km de costa de um mar irresistivelmente lindo com águas cristalinas e uma paisagem admirável.

Dentre as opções de turismo que Monopoli oferece, sem dúvidas, o seu balneario ocupa o 1° lugar.

 

 

Nos últimos anos, Monopoli  vem sendo premiada, anualmente, com a “Bandiera Blu” (bandeira azul), um prestigioso reconhecimento internacional europeu com suporte e participação de grandes organizações internacionais que se preocupam com o meio ambiente e com o turismo.  A Bandeira Blu é como um prêmio oferecido para as localidades turísticas balneárias que respeitam os critérios relacionados à gestão do território e tem como objetivo principal  defender o meio ambiente.

As praias da zona norte e central da cidade são caracterizadas por rochas baixas. Ao contrario da zona sul onde encontra-se a linda e famosa zona balnearia de “Capitolo” (um do bairros pertencentes às 99 contrade de Monopoli). Nas praias de “Capitolo” é possível encontrar longas praias com areia fina e dourada.

Toda a paisagem encantadora de Monopoli pode ser explorada através de caminhadas, com bike ou com barcos, a escolha é sua.

Monopoli possui muitas praias mas nessa matéria vou mostrar somente algumas com entrada livre, ou seja sem a necessidade de pagamento. Começando pelo norte, quase na fronteira com Polignano a Mare onde encontra-se a praia de “Cala Susca” e “Cala Monaci”. São duas prainhas pequenas com areia e rochas separadas por uma área que serve como estacionamento livre.

 

 

Seguindo em direção ao centro da cidade, minha próxima parada foi na prainha “Cala Porta Vecchia” localizada ao lado do centro histórico de Monopoli, no centro da cidade. Nesta praia, acompanhando a “muralha” que protegia a cidade, existe uma estradinha que foi construida sobre as rochas e no verão nesta estradinha as pessoas se acomodam como podem para curtir um dia de sol.

 

 

Saindo da prainha de “Cala Porta Vecchia” segui pela “Via Procaccia” que é uma avenida rumo a zona balnearia de Monopoli. Umas das prainhas com acesso livre e o inicio desta sequência de paisagens encatadoras é a praia de “Cala Porto Rosso” com areia e rochas.

 

 

Passando a prainha de “Cala Porto Rosso” e prosseguindo Via Procaccia até o final, encontra-se a área de Santo Stefano caracterizada por belas prainhas e pelo “Castello de Santo Stefano” cercado de vegetação inclusive oliveiras seculares. O Castelo junto a paisagem natural dona a este lugar uma extraordinária beleza.

O “Castello de Santo Stefano”  é uma área particular. Para visualizar a beleza que envolve este lugar clique aqui: http://www.monopolitourism.com/tour/castello-santo-stefano/

Nesta zona é fácil encontrar praias a pagamento e convém para quem quiser passar o dia na praia. Elas oferecem restaurante e tudo que for necessário para que você tenha um dia tranquilo na praia. Na maioria, o horário de funcionamento é das 9 às 19 horas e funcionam de maio a setembro.

Passando a área de Santo Stefano e entrando pela estrada SP90 em direção ao sul de Monopoli encontra-se a área balnearia mais frequentada e badalada de Monopoli: “Capitolo”.

Minha primeira parada após alguns minutos de estrada foi na praia de “Cala Torre Cintola” onde é possível encontrar os restos de uma torre de defesa construída no final do século XVI pelo então Imperador Carlo V. É uma área caracterizada por um cenário de rochas calcárias típicas desta região com estacionamento livre e a pagamento.

 

 

A próxima prainha com areia e rochas é “Porto Giardino” que oferece uma parte a pagamento onde é possível ter regalias como cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sol e o restante da praia é livre. Nas suas proximidades além de estacionamento livre ou a pagamento oferece outros serviços como bar e restaurante.

 

 

A poucos metros passando “Porto Giardino”, encontra-se “Le calette del Capitolo” são pequenos canais com areia e rochas. São muito frequentados e visíveis da estrada. Esta área é atendida por transporte público e é possível usufruir de estacionamento livres ou a pagamento nas proximidades, além de muitas opções de bares e restaurantes.

 

 

Passando por “Le calette”, uma longa costa com areia separada por praias com estabelecimentos chamados de “lido” ,  que  oferecem serviços para o conforto de quem fizer uma paradinha para curtir o mar.

 

 

Em Capitolo encontram-se, também, vários hotéis a beira-mar, uma opção para quem gostaria de passar alguns dias em Monopoli.

Nesta área cultiva-se oliveiras, amendoeiras entre outros. A presenza de fenômenos calcários como grutas e rochas garantem um cenário típico que entra em sintonia com outras áreas da Puglia.

Monopoli é uma região que possui um clima favorável, principalmente no verão, onde as apresentações folclóricas e festas típicas fazem dessa cidade um cenário a parte.

Acompanhe o blog Vem pra Puglia! Se você gostou da matéria, compartilhe! Deixe um comentário! Se precisar de algum esclarecimento: pergunte! Você poderá me ajudar a esclarecer dúvidas de outras pessoas interessadas.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *