receitas //

Funghi e verduras gratinadas

Nesta receita simples você usará sempre os mesmos ingredientes para diversos tipos verduras como cogumelos, pimentão, erva-doce, brócolis, couve-flor, abobrinha, etc. Eu chamo sempre essa receita de porção mágica porque é muito fácil de preparar e ótima para acompanhar  carne ou peixe.

 

      

 

Ingredientes:

– Cogumelos (de preferência a pleurotus grande) ou a verdura que preferir: berinjelas, abobrinhas, cebolas, brócolis, pimentão.

– alho, sal, pimenta do reino, salsinha e azeite

– Farinha de rosca

– Queijo ralado

 

    

 

Preparo

Preparo

Obviamente, toda a verdura deve ser bem lavada antes do preparo. No caso do cogumelo pleurotus, deverá ser cortado um a um na ponta (como na foto) e depois lavado delicadamente. Deixá-lo de molho na água para ajudar a retirar qualquer resíduo de terra. Em seguida coar e apertar, delicadamente, cada um para retirar o excesso d’água.

Na assadeira colocar o alho. Eu coloco inteiro somente para dar o sabor mas se preferir pode picá-lo e salpicá-lo no fundo da assadeira com um pouco de sal, a farinha de rosca e o queijo ralado.

Coloque sobre estes ingredientes os cogumelos ou a verdura que preferir e, novamente, salpique por cima deles o sal, a pimenta do reino, queijo ralado (eu exagero um pouco porque gosto muito de queijo), farinha de rosca, salsinha e se preferir um pouco de alho bem picadinho. Por último espalhe o  azeite.

 

Se você escolher brócolis ou couve-flor é preciso fervê-los um pouco antes.

Para beringelas e abobrinhas, usando a ponta da faca faça cortes superfíciais na parte de cima.

Pré-aqueça o forno a 180° C e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

 

 

É pronto!!!

 

 

Leave a Reply