A Puglia é uma região rica de beleza natural, arte e cultura. A sua terra foi vivida por numerosas civilizações que marcaram a sua história: gregos, romanos, bizantinos, árabes, normandos, suecos e aragoneses .

Localizada no Sul da Itália, no calcanhar da bota, é a região que possui menos montanhas na Itália sendo no Subappennino Dauno (Veja mapa a seguir) o território que possui montes mais altos. Possui 800 km de costa com águas cristalinas que são banhadas pelo Mar Ionio e o Mar Adriático que por sua vez, da outra parte banham também Croácia, Montenegro, Albania e Grécia. A Puglia ou Apúlia  faz fronteira com Molise, Campania e Basilicata.

 

 

Esta região possui mais de 4 milhões de habitantes e sua capital é Bari. A Puglia é dividida em seis territòrios: Gargano e Daunia(Apennino Campano)na Provincia de Foggia; Puglia Imperiale ou Tavoliere nas Provincias de Trani,Barletta e Andria; Terra di Bari na Provincia de Bari; Valle d’Itria ou Le Murge  na  Provincia de Taranto; Salento  na Provincia de Lecce.

 

 

O território è abençoado de um clima excelente com verão quente, ventilado e seco.

A sua história é antiguissima e as diversas populações que por ela passaram deixaram marcas que contribuiram para suas riquezas arqueológicas, tesouros artísticos e arquitetônicos: Igrejas, castelos medievais, catedrais, palácios, borgos e cidades voltadas para a arte com seus variados museos que vão desde a arqueologia à arte contemporânea.

Seguindo sua costa litorânea  do Gargano (Norte) ao Salento (Sul) passando por costas rochosas a praias com areias brancas ou douradas  (de Vieste a Santa Maria de Leuca) pode-se encontrar inumeros estabelecimentos adaptados à todos os gostos, com reservas e áreas marinhas protegidas e ambientes submarinhos entre os mais variados.

Entre trulli, masserie e oliveiras a viagem proporciona a descoberta de um cenário surpreendente  que são enriquecidos pelas tradições e o folclore conservados no tempo desta região.

Os Sabores, as cores e os ritmos são caracteristicas que envolvem cada cidade desta reigão dando autenticidade e simplicidade à uma terra fascinante que acolhe os turistas de forma calorosa fazendo com que as pessoas se sintam familiarizadas com o ambiente que reserva momentos inesquecíveis de prazer e descontração.

One thought on “PUGLIA

  1. Ola. Tudo bem? Amei seu blog
    Gostaria de saber se vc faz roteiro para puglia.
    Tenho 20 dias para passar pela italia. Quantos dias devo dedicar a puglia? Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *