Itinerários //

Museo Fondazione Pino Pascali

 

Na zona sul de Polignano a Mare, no lungomare, encontra-se o Museo de arte contemporânea Pino Pascali. Criado pela Regione Puglia e da Comuna de Polignano a Mare é a única fundação dedicada a Arte contemporânea na Puglia. O museo conserva documentações, obras jovens e um inteiro arquivo fotográfico de Pascali, além de um espaço para artistas novos e famosos.

O museo organiza vários eventos e desenvolve inúmeras iniciativas ligadas a arte contemporânea, dentre eles o prêmio Pino Pascali que é evento muito conhecido que visa prestigiar novos artistas  contemporâneos.

Pino Pascali foi publicitário, xenógrafo e artista poliédrico. Nasceu em 1935 em Polignano. Viveu sua adolecência Em Bari e diplomou-se na Accademia delle Belle Arti em Roma.

Pascali rapidamente conseguiu chamar atenção dos publicitários pelos seus trabalhos. Trabalhou na RAI (Radio Televisione Italiana) como xenógrafo em transmissões televisivas. No campo artistico o grande sucesso de público e de crítica chegou em 1964, quando realizou a sua mostra pessoal na famosa galeria romana La Tartaruga. Depois da sua morte precoce, em 1968, as obras de Pino Pascali atravessaram o oceano, dando sinais de um talento que encontra raízes nas mais antigas tradições mediterâneas.

Visite o site do Museo Pino Pascali clicando aqui: http://www.museopinopascali.it/chi-siamo/

 

Visite o site do Museo http://www.museopinopascali.it/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *