É a cidade onde nasceram meus pais e, na minha opinião, uma das cerejinhas da costa litorânea das terras de Bari e vou mostrar o por quê.

Monopoli, além da sua beleza tem muito a oferecer em termos de história, arte, cultura , gastronomia e  divertimento. Muitas são as hipoteses sobre a  origem do seu nome, mas a mais certa deriva do grego Monos-polis, que significa cidade única.

 

 

É também conhecida por suas 99 contrade (99 bairros), onde é possivel encontrar antigos casarões, masserias e igrejas rurais. Possui quase 50.000 habitantes e é  a cidade mais povoada do sul de Bari. Faz fronteira  ao norte com Polignano a Mare , ao sul com Fasano e Alberobello, a oeste com Castellana Grotte e Conversano e a leste com o mar Adriático.

Para conhecê-la melhor, sugiro começar pelo seu grande centro histórico, o que é um desafio: primeiro pelo perfuminho de “focaccia” (tipo uma pizza) que se sente logo pela manhã  e em segundo porque é um convite para se adentrar, literalmente, num grandíssimo labirinto onde perder-se pelas vielas  fará parte deste passeio.

As raízes de Monopoli estão no centro histórico. Lá encontra-se o porto antigo, o castelo, muitas igrejas inclusive secolares, a biblioteca, as pracinhas e os palácios que se contrastam com as casinhas pintadas com cal e enfeitadas com vasos floridos. Encontram-se numerosos arcos e quadros de Santos, especialmente a Mãe de Deus, venerada pelos habitantes, a Madonna della Madia,  a padroeira da cidade.

Também será fácil encontrar lojinhas de artesanato típico, mercearias que vendem especialidades da região, bares, restaurantes e bead&breakfast.

 

 

 

Vou começar este artigo mostrando o porto antigo que possui um cenário fascinante com muitos barquinhos característicos, de cor  azul, chamados de “gozzo”  e com o Castello de Carlos V. O porto é um convite para uma caminhada em torno ao farol do cais onde se pode sentir o frescor da brisa do mar.

 

 

 

Vale a pena entrar dentro do Castelo Carlo V que foi construído no ano de 1530, quando  Monopoli foi conquistada  pelos espanhois. O rei espanhol Carlo V comandou a sua construção como base defensiva da costa pugliese. O castelo é muito bem conservado e com entrada livre para visitação. Seu interno é um convite à imaginação que nos remete à realidade daquele tempo e seu terraço oferece um belo panorama da cidade. Hoje o castelo é utilizado para realização de eventos culturais entre outros.

 

 

 

Saindo do castelo, caminhei beirando o mar seguindo o “lungomare Santa Maria” até chegar ao “bastione Santa Maria” onde a presença dos restos de uma torre com 2 canhões chamou minha atenção. Seguindo o lungomare e entrando pelas vielinhas encontram-se outras igrejas antigas.

 

 

Saindo desta primeira etapa do centro histórico, voltei novamente ao porto e passei pela “Porta dell’antico porto” do século XV, e fui caminhando curiosamente pelas vielas.

Passei por muitas igrejinhas até encontrar a “Chiesa Ss. Apostoli Pietro e Paolo” e logo atrás dela o largo Palmieri com a grande “Chiesa S.Teresa e o Palazzo Palmieri. Algumas ruas parecem sem saídas e são como corredores, impressionante e impossivel não se perder.

 

 

Continuei a subir pelas vielas seguindo as placas para a “Chiesa  di S. Leonardo” que ao seu lado encontra-se “La Chiesa di San Leonardo e o Museo  della Confraternitá “.

 

 

Prosseguindo minha caminhada pelas vielas cheguei na grande “Chiesa Basilica Cattedrale e Santuario Maria SS. Della Madia”, construida em 1741. A Basilica abriga obras de artes de várias épocas , inclusive no sub-solo, recentemente abertos ao público.

Próximo à Basilica encontra-se o ”Museo Diocesano” onde pode-se admirar interessantes telas e bens artisticos de muita importância e o “Museo della Cattedrale” com restos arqueológicos.

 

 

O centro histórico de Monopoli possui sinais de arte de uma cidade que viveu na sua história uma importante posição de poder. Não é por acaso que lá se concentram um grande número de igrejas, quase uma do lado da outra. No mapinha que recebi no escritório de turismo, contei 29 igrejas, pequenas e grandes, algumas abertas para cultos e outras fechadas e o que mais impressiona são as datas de construção localizadas numa plaquinha de cor marron logo na entrada de cada igreja.

Saindo do centro histórico, prossegui  por uma estrada paralela com o nome de Via Luigi Cadorna, até chegar na  “Mura cinquecentesche”  que é a muralha que protegia o centro histórico de Monopoli. No final desta rua encontra-se a praia “Cala Porta Vecchia”.

 

 

A parte nova da cidade de Monopoli, ampliada sem medidas a partir dos anos 50, mudou o aspecto de algumas zonas do Borgo. De norte a sul a cidade oferece todos os serviços essenciais: meio de transporte público, lojas, mercados, escolas e etc.

Ainda hoje é uma cidade única e meta turística para muitos. O mar é o principal atrativo, mas não só isso. A antiga Monos-polis é capaz de enfeitiçar a todos com toda a  sua beleza, tradições e história.

Se entramos na parte interna da cidade, também chamada de  “campagna”, podemos visitar o jardim botânico Lama degli Ulivi que possue mais de 2000 espécies de plantas mediterraneas e provenientes do mundo, entre grutas e 2 igrejas rupestri. Mas sobre isso ainda devo trabalhar, por isso continue acompanhando o blog “Vem pra Puglia” para não perder outras informações sobre Monopoli e outras cidades vizinhas.

 

6 thoughts on “MONOPOLI

    1. Oi Deni!

      Obrigada por visitar o blog!
      Olha… é distante mais ou menos 1 km. Talvez uns 10 ou 15 minutos de caminhada.
      Descobri uma agência de turismo em Monopoli que tem uma linha de ônibus até Alberobello com vários horários. Se chama Lentini.
      Eles vendem passagens de ônibus para muitas cidades.
      Abraço grande 😉

Leave a Reply